domingo, 19 de junho de 2011

GRUPO INFANTIL "MARACATU SINHÁ" DA FUNDAÇÃO TERRA (ARCOVERDE) É UMA DAS ATRAÇÕES DO 6º BALAIO


Formado em julho de 2007, com crianças atendidas pela FUNDAÇÃO TERRA (Arcoverde-PE) o Maracatu Sinhá, nome escolhido pelos próprios educand@s, iniciou os trabalhos com objetivo de incluir 35 crianças que se encontravam em situação de risco social, em atividades culturais complementares à escola formal.

A metodologia utilizada é sustentada por uma pedagogia libertadora, participativa e emancipatória dos sujeitos, numa perspectiva Freireana. Busca o estudo da realidade em que estão inseridos através das falas significativas d@s educand@s, reveladoras de práticas sociais, visando à superação das dificuldades e conflitos presentes. Através destas, surgem construção de textos, músicas, coreografia, figurino, visando corresponder a necessidade de cada participante. Além d@s educand@s há a participação da família em oficinas de construção dos figurinos e adereços. Com isso buscamos garantir a participação de todos e contribuir com a formação de uma identidade cultural do indivíduo inserido na comunidade.

Constatamos que as atividades vivenciadas no Grupo de Maracatu Sinhá vêm contribuindo para o desenvolvimento das crianças e adolescentes em todos os sentidos; tanto na escola como no convívio sócio-afetivo-familiar.
As oficinas acontecem de segunda à sexta, de 08h as 11h30 nas dependências da Fundação Terra, na Rua-Alfredo de Souza Padilha s/nº Arcoverde-PE- BRASIL.

O grupo tem feito algumas apresentações bastante significativas em eventos como o São João de Arcoverde, escolas, Faculdades, cidades vizinhas e capitais, e recentemente fez parte do 11° Festival Internacional de Teatro Infantil da cidade de Lingen na Alemanha.

A composição do Maracatu Sinhá:
Santo Protetor, São Jorge.
Mestre, George Silva
Cores: Branco, Vermelho e Verde.
Corte Real com Rainha, Rei, Dama do passo, calunga e palo.
Princesas, Baianas e estandarte.
Percussão com Alfaias, caixa, AB, e agogô.
Figurinos e adereços, Pedro Gilberto e Sandra Lira
Música e coreografia, O grupo e George Silva




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...